O que é um Modelista?

 
                    O modelista  é o profissional que traduz para o papel os conceitos e criações do estilista. Este dá início ao mecanismo da produção de uma coleção, mas é aquele que verifica a adequação do modelo inicial ao tecido previsto pelo criador, o cair da cada peça, a execução prática das ideias do estilista.
Com as pressões que ocorrem sobre o mundo da moda, este profissional precisa ter muita calma e talento para lidar com a geometria, já que irá atuar quase sempre com réguas e escalas, discernir sobre os mais distintos tecidos e comportamentos. Neste setor é exigida a perfeição, pois os profissionais trabalham com medidas e proporções.
Nas produções massivas é necessária a intervenção dos profissionais da informática, pois no universo digitalizado todo o trabalho em larga escala deve passar pelo computador, o qual, neste caso, reconhece cada formato e também as medidas respetivas, e converte tudo para o processo digital. Atualmente grande parte da modelagem é processada virtualmente, embora alguns pormenores necessitem de intervenção manual.
O modelista atua em duas esferas:
- Na modelagem plana;

- Na tridimensional ou mulaje, a primeira a ser praticada por este profissional. Neste processo o modelo é montado no próprio corpo ou no manequim. Já a modelagem plana é um requisito da escala industrial.

 





(Trabalho Realizado Por: Tânia Neto, Jorge Cunha e Maria Pacheco)